Valdemira Telma de Jesus Sacramento (Negra Jho) é indicada, aprovada e deverá ser Aclamada, Diplomada e Laureada como Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social.
- webelosocial
- 26 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de jul.

Valdemira Telma de Jesus Sacramento a (Negra Jho) é indicada, aprovada e deverá ser Aclamada, Diplomada e Laureada como Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social,
Negra jho é referência negra e tornou a
uma referência internacional com reconhecimento mundial pelo seu trabalho em defesa da cultura africana e na luta dos povos originários no Brasil.
Negra Jhô, é uma figura icônica em Salvador, Bahia, conhecida por seu trabalho com tranças e turbantes, além de sua atuação como líder religiosa e artista.
Nascida em um quilombo, ela se tornou uma referência na afirmação da identidade negra e na valorização da cultura afro-brasileira, especialmente através da beleza ancestral.
Infância e Juventude:
Nascida no Quilombo da Muribeca, em São Francisco do Conde, Bahia, Negra Jhô vivenciou a cultura afro-brasileira desde cedo.
Aprendeu a trançar cabelos com sua mãe e, com o tempo, desenvolveu suas habilidades, trançando os cabelos de irmãs e vizinhas.
Chegou a Salvador nos anos 80 e, desde então, transformou o Pelourinho em seu palco, onde oferece seus serviços de tranças, turbantes e penteados afro.
Carreira e Atuação:
Negra Jhô é reconhecida por seu trabalho como trancista, mas sua atuação vai muito além da estética. Ela é uma multiplicadora da cultura afro, ensinando e transmitindo conhecimentos sobre a história e os símbolos da cultura negra.
Foi preparadora de candidatas à Deusa do Ébano, do bloco afro Ilê Aiyê, por vários anos, trabalhando com a autoestima e a beleza das mulheres negras.
Dirige o Instituto Kimundo, que busca manter a Cultura Africana viva e preservar os valores étnicos, promovendo oficinas e atividades que valorizam a autoestima, a beleza e a força da mulher negra.
Sua atuação religiosa também é destacada, tendo recebido o título de Capelã, por sua liderança e capacidade de acolher e aconselhar pessoas em momentos difíceis.
Negra Jhô é uma artista completa, tendo participado de diversos clipes, shows e eventos culturais, sempre levando consigo a força e a beleza da cultura afro.
Impacto e Reconhecimento:
É uma referência nacional e internacional na valorização da estética afro e na luta contra o racismo.
Seu trabalho no Pelourinho, onde ela atende em seu "salão de amor", é um ponto de encontro e celebração da beleza negra.
Recebeu homenagens e títulos, como o de Doutora Honoris Causa, por sua contribuição para a cultura e a luta por direitos da população negra.
Negra Jhô é um exemplo de como a arte, a cultura e a religiosidade podem ser ferramentas poderosas para a transformação social e a valorização da identidade.
DESTACAMOS ALGUNS DE NOSSOS COMENDADORES
DO EVENTO PARA ACLAMAR, LAUREAR E DIPLOMAR
O indicado e aprovado será Aclamado, Laureado e Diplomado no próximo dia 05 ou 6 de setembro de 2025 no Centro Cultural de São Paulo, localizado na Rua Vergueiro, 1000 no África Friends edição 2025, realizado pelo Instituto Azusa e a CESB - Confederação do Elo Social Brasil - Ordem do Mérito do Elo Social.
SAIBA COMO FOI O AFRICA FRIENDS EM 2024
DA INDICAÇÃO:
A Iniciativa partiu do Comendador da Ordem do Mérito do Elo Social, e Reverendo, Sergio dos Santos Melo, Diretor Presidente do Instituto Azusa.

Reverendo Sergio Santos além de Comendador é pastor sênior da Igreja Azusa Brasil Internacional, preside o Instituto Azusa e também é Presidente da Rede Mundial de Pastores Home in Fire Ministries.
São inúmeros os trabalhos humanitários desenvolvidos pelo reverendo no Continente Africano, Continente Europeu, Estados Unidos, Honduras, Chile, Argentina, Egito, Israel, República Dominicana e Equador, na realização de projetos humanitários voltados à inclusão e diversidade étnica no mundo com o apoio da BCLC.
No Brasil, através do Instituto Azusa, o reverendo tem realizado o evento Prêmio Internacional Africa Friends,, evento internacional humanitário, voltado aos valores da África e dos afros descendentes brasileiros.
DO ENCAMINHAMENTO PARA APROVAÇÃO:

A referida indicação foi encaminhada ao Comendador Roberto da Silva Reis, diretor presidente da CNCCS - Comissão Nacional de Certificação de Comprometimento Social que providenciou a sua aprovação.
Da aprovação:
Com a aprovação, a agora Comendadora Valdemira Telma de Jesus Sacramento, passa a ser representante dos Projetos da Ordem do Mérito do Elo Social, tanto no Brasil quanto em qualquer país que o mesmo mantenha relações diplomáticas, na qualidade de Comendadora do Brasil, no Grau de "Comendum/Adeptus" Titulo 730" datado de 26/07/2025, prenotado no Livro de Honrarias nº 07,
RELAÇÃO DE PROJETOS - ELO SOCIAL














Comentários