top of page

GRUPO INER DISPONIBILIZA PARA TODOS OS SEUS INTEGRANTES CONHECIMENTOS ABSORVIDOS NA LOCAB PHASE II


Ao longo dos dois dias em que nossa diretoria federal participou do evento, pudemos constatar a real situação nacional e internacional do mercado de energias renováveis no Brasil e sua real importância.


Pudemos constatar o declínio comercial com relação ao retorno financeiro para investimentos para comercialização de energia limpa obtida através do sistema fotovoltaico, e até mesmo a guinada no Brasil, principalmente no nordeste, das energias obtidas através do sistema eólico.

Tivemos a possibilidade de constatar o quanto é caro os juros advindos do BNDES e principalmente os dos bancos particulares, que na verdade nada mais são do que repassadores das linhas de crédito advindos do BNDES, o que certamente inviabiliza muitos dos negócios pretendidos.


Mas tivemos também a oportunidade de constatar que linhas de crédito não faltam e que na realidade não existe dinheiro caro, o que existe são projetos ineficientes, tanto assim o é que quem tem dinheiro diz que não tem projetos para financiar e quem tem projetos alega não ter dinheiro para implantá-los.


Concluímos que não existe dinheiro caro ou barato, o que existe mesmo são projetos ruins, mesmo porque nós, do Sistema INER de resíduos Sólidos, saímos com uma parceria de um fundo europeu, capaz de, para nossa linha de financiamento, praticar a taxa de 3%, enquanto o BNDES estava na casa de 11 a 12% e bancos particulares sempre acima destas taxas, e os fundos particulares estavam na faixa de 5 a 6%.


Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos que congrega empresas de toda a cadeia produtiva do setor fotovoltaico (FV) com operações no Brasil. A ABSOLAR coordena, representa e defende os interesses de seus associados quanto ao desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização da energia solar fotovoltaica no País.


(DECLÍNIO DO MERCADO AO LONGO DO TEMPO. O MERCADO QUE SE MOSTRA TÃO ATRATIVO, MAS, QUE NA VERDADE ESTÁ EM BAIXA, MESMO ASSIM AINDA É UM BOM INVESTIMENTO).


SITAWI FINANCE FOR GOOD – FERNANDA DATIVO


EXEMPLO DE INVESTIMENTOS ERRADOS: CHERNOBYL.


A SITAWI Finanças do Bem é uma organização social de interesse público (OSCIP*) pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. Fundada em 2008, a SITAWI conta com sede em São Paulo e escritórios no Rio de Janeiro e em Carauari (AM).


O programa Finanças Sociais é responsável pelo desenvolvimento dos Contratos de Impacto Social (CIS, do inglês Social Impact Bonds) no Brasil, pela gestão de Programas Territoriais e pela gestão de Fundos Filantrópicos (FF) e Fundos Socioambientais Rotativos (FSR), a partir dos quais são realizadas Doações, Empréstimos, Garantias ou Investimentos Socioambientais para organizações e negócios de impacto com ou sem fins lucrativos. Historicamente, estas operações eram feitas exclusivamente com capital da SITAWI e, recentemente, adicionamos o formato coletivo, ancorado pela SITAWI (crowdlending, crowdequity). Este programa está 100% hospedado no CNPJ sem fins lucrativos da SITAWI. (Para saber mais, acesse Modelo Operacional).


O programa de Finanças Sustentáveis é responsável por avançar a integração de temas socioambientais nas decisões de investimento de bancos de desenvolvimento, bancos comerciais, fundos de pensão, de private equity, asset managers, seguradoras, fundações filantrópicas, ONGs, associações, think-tanks e grandes empresas.


O modelo de negócios é prioritariamente comercial, com pagamentos diretos pelos clientes por serviços de Consultoria em Finanças Sustentáveis e Pesquisa ASG. Este programa está majoritariamente hospedado no CNPJ com fins lucrativos da SITAWI. Nos casos em que os projetos são de benefício público, ou seja, os beneficiários dos projetos não são as entidades pagantes, os projetos podem ser executados no âmbito do CNPJ sem fins lucrativos. Os programas são apoiados por áreas institucionais compartilhadas: Relacionamento, Administrativo-Financeiro e Comunicação, sob supervisão do CEO.


ESG TRENDS IN INVESTIMENT FUNDS

SUSTAINNABILITY TECNICAL GROUP – LUZIA HIRATA


Quem Somos: Somos a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.


Falamos em nome de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. Reunimos diversas empresas diferentes entre si com o objetivo de reproduzir dentro de casa a pluralidade dos mercados. Nascemos em 2009 a partir da união de duas entidades, mas representamos os mercados há quatro décadas. Nosso modelo de atuação é organizado em torno de quatro compromissos: representar, autorregular, informar e educar.


Fonte: www.grupoiner.com.br

2 visualizações0 comentário
bottom of page