GRUPO INER APRESENTA AO GOVERNO FEDERAL PROPOSTA PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA DO LIXO EM TODO PAÍS.

Atualizado: 4 de Mai de 2019

PORQUE O BRASIL PRECISA ADOTAR O SISTEMA INER “LIXO ZERO SOCIAL 10”


O Governo Federal tem vindo a público nesses últimos dias para falar sobre a preocupação cada vez maior, pela comprovada degradação do Meio Ambiente. Nas redes sociais, postagens da população se multiplicam na tentativa de darem solução, mas se revelam muito pequenas e isoladas, muito aquém da necessidade. Na verdade, há um despertar maior a cada dia, a consciência ambiental aumenta; a sociedade se mobiliza para ajudar e cobra o Governo.


No Brasil, sabe-se, a questão central é a destinação correta dos Resíduos Sólidos (Lixo). Mesmo com a publicação do PNRS – Lei 12305/2010, muitos Estados e Municípios não tem um Plano pronto, e aqueles que já tem, o trabalho tem se mostrado ineficaz e tentam driblar a Lei com abertura e sustentação de aterros sanitários. Inclusive, os estados e municípios seguiram em carreata há poucos dias atrás até Brasília, pedindo ao Congresso Nacional mais prazo e mais verba para continuarem na contramão da própria Lei dos Resíduos Sólidos. Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente, no dia 15/04, ao participar do Seminário Internacional realizado em São Paulo, disse: “... A ideia de postergar, de maneira generalizada, o atingimento de meta do fechamento de lixões é um grande desserviço para o Brasil.”


http://tribunaonline.com.br/adiar-fechamento-de-lixoes-e-desservico-diz-ministro-do-meio-ambiente


- “Parece não haver interesse nem com a Saúde e nem com o Meio Ambiente, e tudo que buscam é mais verba federai, sem a contrapartida de entrega de Políticas Públicas viáveis e eficientes“, ouvimos essa semana de um ambientalista, após reportagens feita pela Rede Globo, nas edição do JN e do Globo News de 27/04.


http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/videos/v/media-de-reciclagem-nas-capitais-brasileiras-e-de-258-diz-relatorio/7574231/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=gnews&utm_content=post


E três dias após essa reportagens, com pouco mais de 100 dias de Governo, em 30/04/19, o Ministério do Meio Ambiente lançou a Fase 2 da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, denominada Programa Nacional LIXÃO ZERO. A tentativa é de “... melhorar a qualidade ambiental das cidades“.


O destaque desse Programa é que o Governo Federal dessa vez conclama a Sociedade em Geral para a busca conjunta de solução e traz em seu texto: -“... Além do Poder Público, o setor Privado também deve se tornar parceiro, principalmente devido à sua grande responsabilidade em relação à logística...”; e ainda: “... Com o programa, vamos apoiar os municípios a adotarem práticas adequadas de destinação do lixo, vamos trazer a iniciativa privada com suas experiências em logística reversa...” (www.mma.gov.br).



A boa notícia que anunciamos é que o Setor Privado já dispõe de uma solução (e, é definitiva!!) e tanto o Governo como a Sociedade precisam se aliar a essa ajuda que chega pelas mãos (e pés, e cabeça!!) de empresários nacionais,que elaboraram um projeto grandioso e inovador, tanto em tamanho (implantação simultânea nos 26 Estados Brasileiros e no Distrito Federal) como em intenção e eficácia. Trata-se de um trabalho de pelo menos 5 anos de estudos detalhados do Meio Ambiente e suas intercorrências e quase 30 anos de busca de realização do sonho de um empresário paulista.


Na última terça-feira, dia 30.04.2019, o Dr. Jomateleno dos Santos Teixeira - Presidente do Grupo INER e da Confederação do Elo Social Brasil, juntamente com o Sr Carlos Alberto Mendes - Diretor Presidente SINDETAP - Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros e demais membros, estiveram reunidos em um ato solene de lançamento do programa “Lixão Zero” do Governo Federal em Curitiba, onde foi entregue ao Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, cópias do ofício do presidente Jair Bolsonaro que havia sido enviado para o ministro dando-lhes ciência e pedindo-lhes que marcasse uma reunião conosco.


E é ele quem nos conta: Dr. Jomateleno Teixeira - Presidente do Grupo INER, que esteve presente nesse Lançamento em Curitiba esclareceu: “- Temos um Projeto - SISTEMA INER “LIXO ZERO SOCIAL 10”, que contempla Gestão de Resíduos Sólidos através Usinas de Processamento e Beneficiamento em toda sua cadeia Produtiva, aliada a um trabalho “SOCIAL” , gerando riquezas aos empresários e investidores, arrecadação de Impostos aos Municípios, redução de despesas municipais (e de problemas) com o “lixo”; e também, a geração de milhares de novos empregos, aliados a ações sociais junto a catadores e seus familiares.


Conforme o Sr. Carlos Alberto Mendes: “Essa reunião ainda não aconteceu, acreditamos que em breve teremos uma resposta positiva. Também, deixamos folder sobre nosso projeto para possíveis interessados e compradores de usinas, bem, como as instituições que lá estavam presentes. Nosso ponto de vista é que foi agregador para o nosso projeto que a cada dia mais forte fica. Logo teremos boas novidades, tendo em vista diversas negociações em andamento e oportunidades que estão aparecendo, precisamos ajudar o governo a resolver o problema do lixo. Juntos somos mais fortes.”


E, acrescenta: “- O Programa SISTEMA INER “LIXO ZERO SOCIAL 10” já é de conhecimento de todo Governo desde início de 2019, e em março desse ano foram feitas também audiências em vários Ministérios em Brasília para detalhamento de nosso Projeto. Nesse lançamento feito pelo Governo em 30/04, tivemos oportunidade de entregar pessoalmente ao Ministro Ricardo Sales uma cópia do Oficio do Presidente Jair Bolsonaro enviado ao próprio Ministro, dando ciência de nossa solução e pedindo agendamento de uma reunião conosco”. E finaliza: “– Estamos no a aguardo dessa reunião, com expectativa de alinharmos nossas soluções em prol de um Brasil melhor para tudo e para todos!“.



Fonte: Texto elaborado por Heloísa Souza e revisado por Paulécio Alves. - www.elosocialal.org


Fonte: Adriano de Souza - Diretor Consultivo- Elo Social Amazonas-Seccional Manaus

Revisão do Texto: Hellison Andrade - Diretor Fiscal- Elo Social Amazonas- Regional de Itacoatiara - www.elosocialam.org


27 visualizações

Diretoria de Implantação de Projeto:

Rua Cecília Bonilha nº 145, São Paulo - Capital - (Sede Própria) Telefone: +55 (11) 3991-9919 Todos os Direitos Reservados​ © 2018

"Movimento Passando o Brasil a Limpo"